quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Retro gaming I

Para quem me conhece, sabe que gosto de jogar um bom jogo de computador de vez em quando. Já fui até mais viciado do que sou agora, como é normal, dado o passar dos anos, e quem me conhece já desde há algum tempo sabe o tempo que passei a jogar jogos como Unreal Tournament, Aliens vs Predator (1 e 2), FIFA (de 199X a 2000) e principalmente, WORMS!
Mas mesmo para os amigos que já me conhecem há muito tempo, se lhes perguntassem quais os primeiros jogos de computador que eu joguei, a resposta seria algo como um "não sei", ou então qualquer coisa de errado. Os primeiros jogos que joguei estavam no Atari 800XL que era do meu irmão, e no qual joguei até ter a minha Mega Drive. Antes de surgirem as ditas consolas, algo tão simples e banal como um gamepad era estranho. Era o joystick que dominava e as plataformas onde se jogava davam até para programar em linguagens bastante simples e tinham teclado (Atari's e Spektrum's). Os jogos eram inseridos num gravador de cassetes e demoravam uma eternidade até carregarem, no caso do Atari do meu irmão.
Vou periodicamente assinalar alguns dos jogos que durante a minha infância, ajudaram a que desenvolvesse capacidades cognitivas, e que, por outro lado, também me fizeram perder tempo que poderia ter gasto a fazer trabalhos-de-casa da escola.
É claro que não vou pedir ao leitor que vá arranjar um Atari ou um Spektrum que funcione mas como hoje temos essa ferramenta que é a Internet convido-vos a jogarem um pouco de Frogger!
Vai até a http://www.freefrogger.org/ e ajuda os sapos a chegarem aos seus refúgios, atravessando a estrada e depois o rio. Se, ao começares a jogar dás por ti a pensar que isto é para meninas, aguarda só até chegares ao nível 4 para a adrenalina começar a subir com travessias arriscadas e ultra-rápidas! Uma fiel reprodução do jogo que terá feito as delícias dos primeiros jogadores de computador.
O meu high-score pessoal de momento é: Nível 10 » 41.850 pts (6.I.2010).
Have fun. :)
De notar o facto de os anfíbios serem hoje dos animais que mais sofrem com as nossas estradas, as quais cortam o caminho até charcos temporários onde os animais acasalam, além de serem também os anfíbios dos vertebrados que mais directamente sofrem com as alterações climáticas e com a poluição.

1 comentário:

  1. e eu que não consigo passar ao segundo nível... bah! ò.ó isso é mais difícil do que parece. =p

    ResponderEliminar